Cuidados essenciais no transporte e armazenamento de pescados

pesca é uma atividade importante na renda familiar brasileira e para evitar perdas de produtos e prejuízos financeiros, o acondicionamento para os pescados deve ser feito de maneira adequada, em caixas plásticas específicas para esse tipo de produto. 

Garantir a qualidade dos pescados é um dever de todo profissional que atua nessa cadeia 

pescado é um termo genérico que se refere aos peixes e todos os frutos do mar destinados à alimentação humana. Por isso, é importante toda estar atento à toda manipulação do pescado, desde a peca até o consumidor final, atendendo a qualidade higiênico-sanitária do produto e dos equipamentos de armazenamento e transporte, o manejo de resíduos, a saúde dos manipuladores, entre outros. 

Cuidados com o armazenamento e transporte de pescados 

  • A  temperatura da câmara deve estar entre zero (0°C) e dois (2°C) graus.  Além disso, o pescado deve ser mantido pelo menor tempo possível fora da  temperatura adequada.  
  • É necessário a identificação de cada caixa plástica com a espécie, o fornecedor, o dia de entrada e a validade. 
  • Seguir o princípio PEPS: o Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai. 
  • Usar gelo de qualidade (de fornecedor certificado), de preferência triturado, cobrindo todo o pescado. 
  • Proteger os produtos com filme plástico. 
  • Utilizar caixas próprias para pescados e realizar a limpeza delas de maneira correta. 

Porque usar caixas plásticas? 

Além de serem fáceis para higienização, as caixas de pescado JOAGRO foram desenvolvidas para facilitar o transporte e o acondicionamento tanto  em açougues como em frigoríficos, abatedouros, laticínios e indústrias  alimentícias em geral. Fabricadas com material virgem ou reciclado, que  podem ser encaixadas por dentro ou por cima das outras (otimizando espaço de armazenamento e transporte) e poder ter ou não dreno no fundo. 

Saiba mais em: Caixa de Pescados Fechada